Page 5 - Revista nº10 Ceav Jr.
P. 5
REDAÇÃO A DESCOBERTA DAS CORES
MEU PRIMEIRO DIA DE AULA!
O mundo é um campo Primeira etapa:
Pátios cheios, muitas vozes, ansiedade no ar, alguns alunos chorando, famílias na secretaria, Descoberta. Apresentação e introdução das cores por
salas de aula decoradas e um bom dia/boa tarde do porteiro. Essa rotina já é bem conhecida de investigação para as meio de uma caixa surpresa.
pelas professoras. Mas, todo mundo passou pelo nervosismo de entrar em uma sala de aula crianças. Por meio do
pela primeira vez.
colorir, elas descobrem
e associam o mundo a
diversas tonalidades.
“Meu primeiro dia de aula no CEAV Jr. “Em 2016, o programa Bilíngue by
foi no dia 8/2/2016 às 10h. A sala estava Pearson teve início no CEAV Jr. Eu
decorada com o tema de super-heróis estava extremamente ansiosa. Foram O processo de aprendizagem das cores desenvolve
e princesas, lembrancinhas e dinâmicas dias preparando a sala, passando por nas crianças a capacidade de distinguir, associar e
prontas, plano de aula bem definido e treinamentos e planejando as primeiras comparar a relação de cores e objetos. A professora
estruturado até que um aluno chegou aulas. Era tudo totalmente novo para do Maternal III Marizélia Wanderley sempre busca esti- Segunda etapa:
chorando e não queria largar a mãe. Todas todos: a escola, as professoras, as famílias mular inicialmente as crianças com as cores primárias. Conexões. Estabelecem relações de aprendizagem e va-
as tentativas e técnicas de acolhida foram e as crianças. Para maioria, aquele era o “Nesse processo, utilizamos diferentes tipos de mate- riedade de cores que as rodeiam.
falhas até que lembrei de um par de óculos primeiro contato com a imersão em uma riais que estimulam o aprendizado: a caixa surpresa,
escuros na minha bolsa. “Olha, eu tenho segunda língua. Conheci meus alunos, tintas, massinha, cola colorida, músicas e materiais
óculos mágicos de invisibilidade”, eu disse. pulamos, dançamos, fizemos “circle time” concretos. O processo de aprendizagem tem que ser
Ele aceitou e logo começou a se interessar e atividades. Cansada, suada e ainda um estimulador, atrativo e, principalmente, lúdico”, acres-
pela aula. A questão foi que, além de não pouco perdida, ouvi uma das crianças: centa Marizélia.Para a “tia Mari”, como muitos a conhe-
poder direcionar nada a ele porque ele “A Ms. Anna é igual a professora Helena cem, existem três etapas fundamentais para o apren-
dizia que ninguém podia vê-lo, ele ainda [Novela Carrossel]. Ela é tão carinhosa e dizado das cores:
dizia “Estou imbidível”. Todas as respostas atenciosa!” Pronto. Tinha ganho não só
que o aluno dava a respeito das cores dos meu dia, mas o meu ano letivo!”.
objetos mostrados na rodinha em Inglês
eram “black”. Terceira etapa:
Munique Dias Anna Flávia Mão na massa. Com o auxílio de materiais artísticos, as
Coordenadora Bilíngue Professora Bilíngue crianças consolidam o conteúdo por meio de desenhos.
Marizelia de Jesus
“Tia Mari”
2 3