Page 5 - Revista nº10 Ceav Jr.
P. 5

REDAÇÃO  A DESCOBERTA DAS CORES

 MEU PRIMEIRO DIA DE AULA!




         O mundo é um campo                                   Primeira etapa:
 Pátios cheios, muitas vozes, ansiedade no ar, alguns alunos chorando, famílias na secretaria,   Descoberta. Apresentação e introdução das cores por
 salas de aula decoradas e um bom dia/boa tarde do porteiro. Essa rotina já é bem conhecida   de investigação para as   meio de uma caixa surpresa.
 pelas professoras. Mas, todo mundo passou pelo nervosismo de entrar em uma sala de aula   crianças. Por meio do
 pela primeira vez.
         colorir, elas descobrem
         e associam o mundo a

         diversas tonalidades.

 “Meu primeiro dia de aula no CEAV Jr.   “Em 2016, o programa Bilíngue by
 foi no dia 8/2/2016 às 10h. A sala estava   Pearson teve início no CEAV Jr. Eu
 decorada com o tema de super-heróis   estava extremamente ansiosa. Foram   O processo de aprendizagem das cores desenvolve
 e princesas, lembrancinhas e dinâmicas   dias preparando a sala, passando por   nas crianças a capacidade de distinguir, associar e
 prontas, plano de aula bem definido e   treinamentos e planejando as primeiras   comparar a relação de cores e objetos. A professora
 estruturado até que um aluno chegou   aulas. Era tudo totalmente novo para   do Maternal III Marizélia Wanderley sempre busca esti-  Segunda etapa:
 chorando e não queria largar a mãe. Todas   todos: a escola, as professoras, as famílias   mular inicialmente as crianças com as cores primárias.   Conexões. Estabelecem relações de aprendizagem e va-
 as tentativas e técnicas de acolhida foram   e as crianças. Para maioria, aquele era o   “Nesse processo, utilizamos diferentes tipos de mate-  riedade de cores que as rodeiam.
 falhas até que lembrei de um par de óculos   primeiro contato com a imersão em uma   riais que estimulam o aprendizado: a caixa surpresa,
 escuros na minha bolsa. “Olha, eu tenho   segunda língua. Conheci meus alunos,   tintas, massinha, cola colorida, músicas e materiais
 óculos mágicos de invisibilidade”, eu disse.   pulamos, dançamos, fizemos “circle time”   concretos. O processo de aprendizagem tem que ser
 Ele aceitou e logo começou a se interessar   e atividades. Cansada, suada e ainda um   estimulador, atrativo e, principalmente, lúdico”, acres-
 pela aula. A questão foi que, além de não   pouco perdida, ouvi uma das crianças:   centa Marizélia.Para a “tia Mari”, como muitos a conhe-
 poder direcionar nada a ele porque ele   “A Ms. Anna é igual a professora Helena   cem, existem três etapas fundamentais para o apren-
 dizia que ninguém podia vê-lo, ele ainda   [Novela Carrossel]. Ela é tão carinhosa e   dizado das cores:
 dizia “Estou imbidível”. Todas as respostas   atenciosa!” Pronto. Tinha ganho não só
 que o aluno dava a respeito das cores dos   meu dia, mas o meu ano letivo!”.
 objetos mostrados na rodinha em Inglês
 eram “black”.                                                Terceira etapa:

 Munique Dias  Anna Flávia                                    Mão na massa. Com o auxílio de materiais artísticos, as
 Coordenadora Bilíngue  Professora Bilíngue                   crianças consolidam o conteúdo por meio de desenhos.












                   Marizelia de Jesus

                           “Tia Mari”




 2                                                                                                             3
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10