Page 3 - Revista nº10 Ceav Jr.
P. 3
Editorial
A gestão pedagógica é considerada o pilar mais importante Para o novo ano que começou estamos desenvolvendo e es-
da gestão escolar. Isso porque ela está ligada diretamente à timulando a aprendizagem com significância, ensinando de
atividade-fim da escola. Ela atua diretamente na formação e forma eficaz todos os nossos estudantes, capacitando perio-
no desenvolvimento de competências e habilidades pessoais dicamente nosso corpo técnico e estabelecendo novas e me-
e profissionais dos estudantes e dos educadores. lhores técnicas de ensino que desenvolvam as competências e
as habilidades que cada um já possui.
Essa área da gestão escolar tem foco na mobilização de recur-
sos e estruturação dos processos educacionais, sendo a res- Diante de tantos desafios diários, nossa escola pode ser consi-
ponsável pela organização e pelo planejamento da proposta derada um espaço privilegiado de transformação e construção
política e pedagógica de ensino da escola, assim como defi- de saberes.
nição dos melhores métodos de ensino e de aprendizagem.
Ela procura atender às necessidades de todos os setores de
forma integrativa, oferecendo suporte para os envolvidos na
formação dos estudantes. Busca organizar os recursos e as ati-
vidades realizadas no ambiente escolar oferecendo uma edu-
cação de qualidade, aprendizagem significativa, otimização do
tempo e dos processos, qualidade do currículo e motivação da
equipe como um todo.
Ao falar em processo de gestão, penso naturalmente na par-
ticipação e no trabalho coletivo, nas relações que geram in-
tegração, cooperação e participação de toda a comunidade
escolar, pois uma gestão pedagógica eficiente, estabelece me-
tas educacionais, avalia o alcance dos objetivos propostos e
promove o desenvolvimento de professores e estudantes.
O semestre que passou nos deu grandes alegrias e a certeza
de que trilhamos uma caminhada de sucesso. Nossos estudan- SILVANA EMÍLIA
tes do Ensino Fundamental têm demonstrado um excelente Diretora Escolar
desempenho em exames realizados externamente, e isso vem
de encontro às novas e melhores práticas adotadas por nossa
instituição. Temos implantado e buscado metodologias inova-
doras, criativas, coerentes e consistentes pedagogicamente.
1